terça-feira, 28 de agosto de 2007

Um robô. Por que não?


[Cuidado! Esse post pode ser técnico, esquisito e nerd demais para alguns]

Uma vez na escola disse para meus colegas que havia construído um robô, mas era mentira. Mas eu queria ter construído um robô. Via aqueles programas de guerra de robôs (sim, ainda tinha TV em casa naquele tempo!), e pensava que deveria ser bem fácil montar algum desses. Não eram robôs minuciosos como os replicantes de Blade Runner. Eram coisas mais simples que o R2D2 de Star Wars. Parecia mais fácil de montar do que o Lego dos piratas.


Hoje, estou aceitando cada vez mais a realidade, e tudo mudou. Minha percepção das coisas é bem diferente da que eu tinha na minha infância, e percebo que o mundo não é tão fácil quanto parecia ser. Nunca foi fácil. Mas os robôs, sinceramente, não parecem tão difíceis assim. Então decidi que eu quero um robô. E não quero aqueles cachorros sem graça da Sony, e não quero comprar nada pronto. Eu quero fazer o meu robô, ora bolas!


O básico


Seria um Modelo R2 como esse ai, mas ao invés da superfície retrô clássica, imagino ele revestido de células fotovoltaicas (seria uma parte cara) para garantir uma fonte secundária de energia ao robô, mas para carregar as baterias ele também poderia usar a velha e boa tomada. A movimentação seria garantida por motores simples, um para cada perna.


A idéia é que o robô tenha uma inteligência artificial, que ele saiba se movimentar sozinho. Para isso, seria importante um GPS, para ele traçar mapas dos lugares, sensores de proximidade que garantam que ele não saia trombando nas coisas, e também uma leve aleatoriedade para que ele se movimente de forma natural. Possivelmente nada mais complexo que uma I.A. de monstro de videogames.


Sobre a utilidade do robô, pensei no básico: além de ser autônomo, ele poderia ter um compartimento que seria uma pequena geladeira. Não algo com um sistema de refrigeração real, e sim um compartimento de plástico isolante com muito gelo e algumas bebidas, como água de coco e suco de acerola. O gelo que derretesse desceria para um pequeno ralo nesse compartimento, e seria usado para ajudar a refrigeração do robô. É importante então que essa geladeira fique em um lugar alto. Por fim, a água seria “mijada”. Para evitar constrangimentos, o robô deve ter uma programação que permita que o mesmo só libere os resíduos em locais apropriados.


O Controle Remoto


Como o R2 se movimentará sozinho, o controle do mesmo servirá para ajustes na programação, como definir um lugar na casa para o robô mijar, um lugar para tomar sol, e acionar funções extras. O controle também pode ser usado para chamar o robô, mas também deve ser possível chamar o robô por voz, gritando “ar-tchú!”. Outra função interessante seria um modo passeio, em que o robô não saísse de perto do controle remoto, possibilitando que o R2 acompanhe seu dono em caminhadas como um cão bem treinado, realizando apenas alguns movimentos aleatórios. No resto do dia, ele pode andar pela casa aspirando o pó, como aqueles robôs bacanas que eu nunca vi, mas sei que existem.


Extras


O R2 deve saber tocar mp3. Hoje em dia todo tipo de aparelho toca MP3, mesmo os que não deveriam. Para isso, ele deve ter algumas caixas de som, que também servem para emitir o assobio clássico do robô. O R2 também contará com 2 drives de CD, e um leitor de DVD/Gravador de CD. Entradas para cartões SD, disquete, disquetão, e fita K7 também estariam disponíveis, por comodidade. O R2 deve contar com conexões sem fio Wi-Fi, Bluetooth e infravermelho. Muitas baterias de carro também estão previstas, para muito tempo de energia. Um relógio também seria legal, com despertador. O R2 poderia ser programado para entrar no quarto de seu dono todas as manhas como uma música de acordar, em uma hora pré-definida.


Ele também deveria carregar pilhas, celulares, PSPs e DSs. E para controlar tudo isso, quatro PCs da década passada estariam dentro dele, com seus HDs somando menos de 200 GB, o que faria do R2 um HD portátil bem grande em espaço físico e pequeno em espaço virtual, também. E é claro, existirão muitas e muitas entradas USB. E uma câmera digital, que poderia ser usada tanto para filmar quanto para fotografar (hoje tudo tira fotos digitais!). E seria legal que o R2 tirasse fotos aleatórias às vezes.


Procurando imagens para ilustrar esse Post, achei um pessoal que fez um projetor no formato do R2D2. Seria um legal um projetor de imagens para esse R2 também, ainda que seja algo bem caro.


Material & Pessoal


Tenho um bocado de lixo tecnológico aqui em casa (4 PCs, pilhas, três celulares tipo Startac, gravadores de fita, drives de CD...) e acho que tudo isso, mais alguns componentes essenciais, seria o suficiente para montar o robô. Também ia precisar de ajuda, de pessoas realmente competentes e dedicadas. Eu pensei em chamar o Leopoldo, que entende dessas coisas, O Fábio “Mendigo” Mindingo “Santos” Faria, que é super talentoso, alguém que saiba programação e o João, Glauco, Arthur, Lucão, Fábio, toda essa turma que anima passar o tempo com algo absolutamente inútil e insano.


Para que um robô?


Além das funções já citadas, um robô também é interessante para chamar atenção na rua, causar inveja em fãs de Star Wars, guardar dados de forma estilosa e perder dinheiro e tempo com algo inútil, mas muito legal.


10 comentários:

JOÃO RENATO disse...

mais fácil e barato vc comprar uma fantasia de R2D2 e contratar um anão pra ficar dentro dela e ser empregado aqui em casa

Otávio Rangel disse...

que R2D2 q nada, vc descreveu foi o Bender!!!!

Guilherme Avila a.k.a RODO disse...

prefiro uma LATA DE LIXO.

Guilherme Avila a.k.a RODO disse...

e o projeto experimental marcelao?

que tal uma resenha sobre o SL, heimn ??

Anônimo disse...

hmm... to dentro.

Alexei Fausto disse...

É cara, acho que você realmente sabe o que está fazendo...

Vamos montar uma nave espacial? Depois do robô?

Anônimo disse...

tenho 2 walkmans, 1 mini-tv preto e branco e 1 babá eletrônica meio estragada lá em casa, s vc quiser.
ah, e um celular motorola (ou tijorola) tbm!
seu robô vai ficar super equipado!

Anônimo disse...

nossa cara! eu tive altas idéias pra extras desse R2... mas qdo a gente trombar eu te falo... pq to com preguiça de escrever tudo aqui agora. :P

mas muito foda o post! hehehe
mas, pra q fita k7? aí vai ficar tipo um johnny 5... lembra dele?
huahuahuahua

Anônimo disse...

Pô, bem legal isso aí! Tudo isso.

Anônimo disse...

Замечательно, это забавная предложение [url=http://profvesti.ru/o-stroitelstve-bani/105-stroitelstvo-derevyannoy-bani.html]с чего начать ремонт квартиры[/url]